quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Segurança Assassinato por engano expõe rede transnacional de agiotagem no Distrito Federal
Segurança

Assassinato por engano expõe rede transnacional de agiotagem no Distrito Federal

18

Carlos Augusto Medeiros, de 36 anos, foi morto a tiros em 25 de setembro enquanto trabalhava em sua distribuidora de bebidas em Taguatinga, no Distrito Federal. O crime, registrado por câmeras de segurança, ocorreu por engano: os executores colombianos miravam outro homem envolvido em disputas de agiotagem. Medeiros, que sonhava em proporcionar uma formatura universitária para suas três filhas de 12, 10 e 7 anos, vendia mercadorias quando um motoqueiro se aproximou e disparou. Apesar de ser socorrido pelo proprietário do restaurante colombiano La Zenaida, localizado no andar superior, ele não resistiu aos ferimentos. A investigação da 17ª Delegacia de Polícia revelou uma teia criminosa violenta, com origens na Colômbia, destacando a presença de redes de agiotagem que atravessam fronteiras e afetam comunidades locais.

O atirador, identificado como Johny Alexander Sandarriaga Guapache, de 28 anos, chegou ao Brasil em março com visto de turista e alegou ter vindo para trabalhar em uma fábrica de açaí. No entanto, endividado com um empréstimo de R$ 3 mil, foi pressionado a cometer o crime. De acordo com o delegado Thiago Boeing, Johny recebeu orientação de Bryan Danilo Moreno Martinez, que forneceu a arma, enquanto a ordem partiu de Brahyam Angulo Rendon, descrito como um capanga intimidador na Colômbia. Imagens mostraram Johny realizando reconhecimento prévio no local e fugindo para Valparaíso de Goiás e, depois, para Fortaleza. Bryan e Brahyam estão foragidos, e a Polícia Civil planeja acionar a Interpol para localizá-los.

A viúva de Carlos, Gabriela Figueiredo, de 37 anos, expressou desespero pela perda do marido, com quem convivia há mais de 23 anos. Ela descreveu Medeiros como um provedor dedicado, e agora lida com o luto das filhas órfãs, pedindo justiça em meio à incredulidade. O caso ilustra os riscos de crimes organizados transnacionais, que se infiltram em atividades cotidianas e demandam maior cooperação internacional para combate.

Veja também

Edifício da Câmara Legislativa do DF em Brasília com brinquedo abandonado, expondo falhas no combate ao abuso infantil.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Câmara do DF aprova lei que expõe falhas no combate ao abuso infantil

Câmara Legislativa do DF aprova lei que obriga treinamento de professores para...

Auditório vazio após conferência sobre segurança pública no Brasil, com palco e cadeiras arrumadas, transmitindo incerteza no impacto real.
BrasilPolíticaSegurança

iLab-Segurança encerra conferência com oito propostas, mas impacto na segurança pública segue incerto

Descubra as oito propostas da I Conferência de Segurança Pública do iLab-Segurança...

Bicicleta infantil abandonada em rua de Samambaia, DF, com câmeras de vigilância, ilustrando furto e onda de crimes.
Distrito FederalSamambaiaSegurança

Furto de bicicleta infantil em Samambaia é flagrado por câmeras e expõe onda de crimes no DF

Vídeo flagra furto de bicicleta infantil em Samambaia, DF, revelando onda de...

Cena de rua em Samambaia com viaturas policiais após tiroteio que deixou três baleados no DF.
Distrito FederalSamambaiaSegurança

Tiroteio em Samambaia deixa três baleados, um em estado grave no DF

Tiroteio em Samambaia, DF, deixa três adultos baleados, um em estado grave....