A irregularidade nas ligações de água na Fercal tem imposto multas elevadas e agravado o desperdício de recursos hídricos no Distrito Federal, penalizando principalmente famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades para regularizar o serviço básico.
Medidas aliviam multas e ampliam parcelamentos
A Caesb e o GDF avançam na regularização das ligações de água na Fercal, substituindo multas por advertências conforme normas da Adasa, estabelecendo teto para consumo retroativo e oferecendo parcelamento em até 36 meses, além de redução de 50% para usuários da Tarifa Social. Essas ações visam combater o desperdício e reduzir perdas de água, mas revelam o impacto prolongado da falta de universalização do saneamento básico na região. Moradores agora contam com um ponto de atendimento do projeto Água Legal, onde mais de mil ligações já foram regularizadas.
Decisões governamentais expõem falhas anteriores
A governadora Celina Leão destacou que a ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui. O presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, afirmou que o GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações. Apesar dos avanços, o histórico de cobranças retroativas continua gerando prejuízos financeiros para os residentes.
A ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui
Celina Leão
O GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações
Luis Antonio Reis