quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Distrito Federal Vital do Rêgo emociona ao revelar perda familiar e clamar por saúde masculina no Novembro Azul
Distrito Federal

Vital do Rêgo emociona ao revelar perda familiar e clamar por saúde masculina no Novembro Azul

26

Em um debate promovido pelo Correio Braziliense e pelo Hospital Anchieta, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, compartilhou um relato pessoal impactante para quebrar tabus sobre o câncer de próstata. Médico de formação, ele lembrou a morte de seu pai em 2010, aos 75 anos, vítima da doença, atribuída a medos infundados como o de impotência após a remoção da próstata. “Meu pai perdeu a vida por tabu, desinformação, medo e falta de coragem”, destacou Rêgo, enfatizando que 90% dos casos são tratáveis e que o câncer demora pelo menos 10 anos para metastatizar. Com um tom investigativo, o evento revelou como a conscientização pode salvar vidas, especialmente entre homens acima de 45 anos, com o exame PSA sendo um aliado rápido e eficaz. Rêgo elogiou o compromisso social do jornalismo e incentivou o público jovem a alertar pais, tios e avôs, transformando o Novembro Azul em um chamado à vida e à prevenção acessível.

Representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), como o diretor de urgências, diagnóstico e cirurgia da Secretaria de Saúde, Carlos Barroso, detalharam avanços investigados no sistema público para agilizar atendimentos masculinos. Através do programa Opera DF, houve aumento na equipe de anestesistas e mais cirurgias para hiperplasia e vasectomia, facilitando o acesso via unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. Barroso anunciou investimentos em rastreamento integrado do câncer de próstata, direcionando pacientes diretamente a especialistas com exames e tratamentos definidos, promovendo diagnósticos precoces e reduzindo mortalidade. O diretor-geral do Hospital Anchieta de Ceilândia, Clodoaldo Abreu, reforçou a campanha como um movimento contra preconceitos, destacando riscos maiores para homens acima de 50 anos, negros e com histórico familiar. Com estrutura avançada, incluindo cirurgia robótica coordenada pelo doutor Fernando Croitiner, o hospital exemplifica como tecnologia e profissionais capacitados melhoram prognósticos, incentivando uma geração jovem a priorizar saúde preventiva e quebrar ciclos de negligência.

Veja também

Paisagem urbana de Brasília mostrando edifícios da Terracap e favelas, ilustrando desigualdades sociais no DF.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF convertem licença-prêmio em imóveis da Terracap, agravando desigualdades sociais

Descubra como servidores do DF estão convertendo licença-prêmio em imóveis da Terracap,...

Pizza napoletana em forno a lenha em cozinha de curso no Senac-DF, representando lançamento de certificação Vera Pizza Napoletana.
Cultura e LazerDistrito FederalOpinião

Senac-DF lança curso de Vera Pizza Napoletana certificada: atende demanda real?

Descubra o novo curso de Vera Pizza Napoletana com certificação internacional do...

Edifício da Câmara Legislativa do DF em Brasília com brinquedo abandonado, expondo falhas no combate ao abuso infantil.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Câmara do DF aprova lei que expõe falhas no combate ao abuso infantil

Câmara Legislativa do DF aprova lei que obriga treinamento de professores para...