quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Distrito Federal Metrô-DF retoma obras em Ceilândia com edital para expansão da Linha 1
Distrito Federal

Metrô-DF retoma obras em Ceilândia com edital para expansão da Linha 1

19

O Metrô do Distrito Federal anunciou nesta quinta-feira (18/12) a publicação de um edital para a retomada das obras de ampliação da Linha 1, em Ceilândia. O projeto inclui a extensão de mais de 2,3 km de trilhos a partir do terminal atual, além da construção de duas novas estações localizadas entre as quadras QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15, atendendo a uma demanda antiga da região. O novo trecho cruzará Ceilândia até as proximidades da BR-070, na saída para Águas Lindas de Goiás, com previsão de conclusão em 45 meses após a assinatura do contrato. O aviso, divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), visa contratar a empresa responsável pela execução, marcando um avanço significativo na infraestrutura de transporte da capital após anos de interrupções.

As obras haviam sido paralisadas e só foram liberadas após autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), com o Metrô-DF cumprindo todas as exigências do órgão para reabrir a licitação. O edital abrange a elaboração de projetos de engenharia básicos e executivos, a realização de obras civis para as futuras estações 28 e 29, a construção de duas subestações de energia e a implantação de sistemas essenciais para a operação e integração ao sistema metroviário existente. Essa iniciativa reflete esforços para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal, conectando áreas periféricas e promovendo maior eficiência no transporte público.

A expansão da Linha 1 está alinhada a um projeto em estudo para um sistema ferroviário ligando Águas Lindas de Goiás a Ceilândia, com um terminal de integração na região da nova extensão. O trajeto previsto entre Águas Lindas e Ceilândia seria de cerca de 22 km, com duas paradas no Distrito Federal, integrando-se a um corredor maior entre Luziânia (GO) e Brasília, totalizando aproximadamente 62 km e passando por municípios como Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás. O projeto envolve empresas chinesas, como a PCI Technology Group, e é conduzido pela Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, sob supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ampliando a conectividade entre o Entorno e o DF.

Veja também

Paisagem urbana de Brasília mostrando edifícios da Terracap e favelas, ilustrando desigualdades sociais no DF.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF convertem licença-prêmio em imóveis da Terracap, agravando desigualdades sociais

Descubra como servidores do DF estão convertendo licença-prêmio em imóveis da Terracap,...

Pizza napoletana em forno a lenha em cozinha de curso no Senac-DF, representando lançamento de certificação Vera Pizza Napoletana.
Cultura e LazerDistrito FederalOpinião

Senac-DF lança curso de Vera Pizza Napoletana certificada: atende demanda real?

Descubra o novo curso de Vera Pizza Napoletana com certificação internacional do...

Edifício da Câmara Legislativa do DF em Brasília com brinquedo abandonado, expondo falhas no combate ao abuso infantil.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Câmara do DF aprova lei que expõe falhas no combate ao abuso infantil

Câmara Legislativa do DF aprova lei que obriga treinamento de professores para...